Chega de zun-zun-zun (Teatro infantil)


Desenho autoral feito especialmente para o texto "Chega de zun-zun-zun"

    PERSONAGENS: 

                                    Maria-Conta-Tudo

                                    Zé-Combate

                                    Lindeza Dengosa

                                   Chica Goma

                                   Zika Vera

----------------------------------------------------------------

Maria-Conta-Tudo: Oi, amiguinhos! Bom dia! Estou tão feliz, tão feliz em conhecer vocês. Nossa! Nossa, que lugar lindo! Ai, como estou feliz em estar aqui com vocês, estou me sentindo tão feliz (choramingando), que acho que me emocionei um pouco... E quando eu fico emocionada... eu preciso fazer... xixi! (risadinhas)... Ah, gente não olha assim pra mim, não... eu fico com vergonha... eu vou ali, mas volto já, já, não saiam daí, me esperem!

[ Maria-Conta-Tudo sai de cena, mas continua falando em off]

Ai, chega, chega, ah, encontrei o banheiro. Nossa que banheiro limpinho... cheiroso! Nossa, como aqueles amiguinhos são bonitos... e educados! Acho que eu venho mais vezes aqui. Pronto, agora vou baixar a tampinha do vaso... agora vou lavar minhas mãozinhas com sabão... olha, uma toalhinha! Vou enxugar minhas mãos. Agora vou voltar parar contar uma história linda para os meus amiguinhos.

[Maria-Conta-Tudo entra em cena.]

Oi, amiguinhos, voltei! (risadinhas). Não sei se já me apresentei? Eu já disse meu nome pra vocês? Eu não disse? Ai, tô com vergonha de novo... vocês sabem quem eu sou? Tá bom, gente vou falar... o meu nome é... Maria-Conta-Tudo! Sim, (risadinhas) meu nome é Maria-Conta-Tudo! Por isso, hoje, sabe o que eu venho fazer aqui? Quem sabe o que eu venho fazer aqui? Eu venho aqui para contar uma história pra vocês!

Bem, a história começa assim... era uma vez... 3 menininhas...

[Cada vez que for anunciado os nomes das personagens, elas vão entrando em cena uma a uma]

Uma se chamava Lindeza Dengosa...

Lindeza Dengosa: Oii... como vão, amiguinhos... eu tô tão molinha hoje... que eu vou ficar deitadinha aqui...

Maria-Conta-Tudo: a outra se chamava Zika Vera

Zika Vera: Olá, meninas! Olá, meninos! Vocês estão bem? Que bom... mas eu não estou, porque estou cheio de manchinhas na minha pele...

Maria-Conta-Tudo: E a outra se chamava Chica Goma.

[Maria-Conta-tudo sai de cena. A partir de agora, um mosquito de vez em quando entra em cena sobrevoando as personagens.]

Chica Goma: Oi, pessoal, pois é, eu sou a Chica... e não estou nada bem.

Lindeza Dengos a: Zika, Chica... Vocês ainda não ficaram boa?

Zika Vera e Chica Goma: Não!

Lindeza Dengosa: (Chorosa) Eu também não! (berrando de choro)

 Zika Vera: Calma, Lindeza, essa nossa doença vai passar...

Chica Goma: Mas dói tanto... (gemendo) eu tô pra não aguentar...

Lindeza Dengosa: (Berra de choro e para repentinamente.) Eu tô tão molinha... (deita-se.)

[Entra em cena Zé-Combate]

Zé Combate: Meninas, cheguei!

Chica Goma: E daí?

Lindeza Dengosa: Alguém me levante, quero conhecê-lo.

Zika Vera: Olá, como você se chama?

Zé Combate: Zé Combate ao seu dispor.

Zika Vera: Oi, eu me chamo, Vera. Zika Vera.

Chica Goma: E eu me chamo Chica Goma, mas pode me chamar de Chica Dor... ai, eu tô  pra não aguentar... acho que não dá pra eu ficar até o final desta história...

Lindeza Dengosa: Oi, Zé Tomate, eu...

Zé Combate: Não, não... Zé Combate!

Lindeza Dengosa: Desculpe-me, é que estou com tanta febre que fico delirando... (chorosa) e eu tô tão molinha (deita-se)...

Zika Vera: Mas, Zé Combate, o que você faz por aqui, por esta cidade? Você é daqui mesmo?

Zé Combate: Então, meninas... na verdade eu sou daqui mesmo. E eu vim para ajudar vocês.

Chica Goma: E você é médico?

Lindeza Dengosa: Você é Deus?

Zé Combate: Não, não, meninas, eu sou uma criança igual a vocês.

Lindeza Dengosa: Então, se afaste de nós, senão você vai ficar doente também.

Zé Combate: Não, meninas, a doença que vocês têm, não passa para os outros.

Chica Goma: Eu acho que eu peguei da Lindeza Dengosa

Lindeza Dengosa: De mim, não, eu peguei foi de você (Chora)...

Zé Combate: Não, meninas, a doença que vocês têm, não se pega de pessoa pra pessoa, aliás as doenças...

Zika Vera: Zé Combate, e como foi que a gente ficou doente?

Zé Combate: Você ficaram doentes por causa desse bichinho aqui olhem (fica tentando derrubar o mosquito que sobrevoa a cena) ...

Zika Vera: Por causa de um mosquito?

Zé Combate: Sim, por causa de um mosquito que vocês estão criando.

Lindeza Dengosa: Você está delirando igual a mim...

Zé Combate: Não, Lindeza, isso não é um delírio, na verdade é algo muito real e muito grave.

Chica Goma: Grave é esta dor que sinto em todo o meu corpo sem parar...

Zé Combate: Exatamente. A dor que você sente são sintomas da chikungunya...

Lindeza Dengosa: (Risadinhas) é quase o nome dela...

Zika Vera: Lindeza, não há nada de engraçado uma pessoa sentir dor...

Zé Combate: Não há mesmo, essas doenças podem parecer uma simples febre, mas pode ser muito dolorosa com o passar do tempo

[Lindeza abre um berreiro de choro e se deita.]

Lindeza Dengosa: Eu tô tão molinha...

Zé Combate: Você está molinha, por que o seu vírus é outro. Você está com o vírus da dengue. Para cada vírus, uma doença diferente...

Zika Vera: Como assim?

Chica Goma: É... como assim?

Zé Combate: O mosquito Aedes aegypti transmite várias doenças, vocês 3 estão com 3 tipos delas: Lindeza está com a dengue, Zika está com a zika e Chica está com a chikungunya.

Chica Goma: Quer dizer que o responsável por eu estar morrendo de dor é essa pestinha que fica sobrevoando as nossas cabeças? Peraí! (pulando tentando pegar o mosquito)

Zika Vera: Deixa eu ajudar você, Chica!

Lindeza Dengosa: Se ele passar aqui perto de mim, eu pego ele, mas eu vou ficar no meu cantinho, porque eu tô tão molinha...

Zé Combate: Não, meninas, assim não adianta, são milhares de mosquitos que se reproduzem todos os dias. O que nós temos que fazer é parar de criar o mosquito!

Chica Goma: Eu não crio nem gatos, imagina mosquito...

Zé Combate: Você cultiva plantas?

Chica Goma: Sim. Cheio de jarrinhos na minha janela...

Zé Combate: Então, esses jarrinhos precisam ter uma terrinha no pratinho deles para que não acumule água.

Zika Vera: Minha mãe bota vários baldes na chuva para aparar água.

Zé Combate: Pois ela tem que manter as vasilhas que aparam água tampada.

Lindeza Dengosa: Eu não faço nada lá em casa, mas mesmo assim eu peguei a dengue...

Zé Combate: Então, Lindeza, isso pode acontecer. Mesmo que você faça tudo certinho, se o seu vizinho não fizer a parte dele, o mosquito continuará nascendo. O mosquito nascendo, ele pode se contaminar e transmitir doenças pra gente.

Zika Vera: E o que nós podemos fazer? Nós somos apenas crianças...

Zé Combate: Iguais a mim. Primeiro, nós temos que chegar em casa e contar tudo para nosso papai e para nossa mamãe o que a gente aprendeu nesta peça de teatro sobre o combate ao mosquito. Depois nós temos que vigiar a nossa casa e vê se realmente a mamãe, o papai, nossos irmãozinhos e até mesmo nossos vizinhos estão combatendo o mosquito.

Chica Goma: A minha vizinha tem um quintal cheio de lixo, será que o mosquito está sendo criado lá?

Lindeza Dengosa: Claro, sua boba, se tem entulho, então a água se acumula...

Zika Vera: E água se acumulando... o mosquito nasce.

Chica Goma: Tão muito sabidinhas...

Zé Combate: Muito bem meninas, onde tem água parada sem nada tampando, então o mosquito vai pôr seus ovos e nascerão novos mosquitinhos.

Lindeza Dengosa: E não tendo mais mosquitos, eu vou deixar de ficar molinha, molinha...

Chica Goma: (Acertando o mosquito.) É... mas este aqui eu já matei!

Zé Combate: Vamos, meninas, vamos pra nossas casas contar tudo o que aprendemos!

Zika Vera: Demorou!

Lindeza Dengosa: Alguém me leva nos braços!

Chica Goma: Se depender de mim, vai ficar aí mesmo.

[Todos vão saindo de cena. Lindeza sai, arrastando-se. Maria-Conta-Tudo entra em cena.]

Maria-Conta-Tudo: Gostaram da minha historinha? Eu fiquei tão emocionada, tão emocionada... que quase eu entro em cena... ah, eu adorei a Lindeza Dengosa, eu queria ser ela... mas sem ficar doente. Bom, meus amiguinhos eu preciso ir embora. Eu e minha trupe. Precisamos visitar outros amiguinhos tão bonitos, tão gentis e tão saudáveis como vocês! Um beijo bem grande de todos nós ! Obrigado, por ouvir nossa historinha. E se todos combaterem o mosquito, seremos felizes para sempre!

[ Música. As personagens entram novamente em cena mandando beijo para a plateia. Depois saem de cena]

FIM

 


Comentários