Visitando Sobral

O poema "Visitando Sobral" publiquei no meu status do Facebook em 12 de junho de 2012. Hoje publico-o aqui com algumas alterações (incluindo um título, por exemplo), mas quem viveu os anos 80 em Sobral nem precisa lê-lo, basta apreciar esta foto abaixo do rio Acaraú em um provável domingo dos sobralenses.

Esta foto, não tenho certeza, pertence ao acervo pessoal do sobralense Tupinambá Marques. Retirei-a da Internet.
hoje visitei Sobral...
cidade onde brinquei de cai-no-poço
e respondia disparates em cadernos adornados
foi lá em que saíamos da COHAB 1 para a 2
só pra dar uns "quebras" nas meninas novatas...
foi lá em que todo dia era dia de namorar...

hoje estive lá, na cidade também dos desamores...
depois dos 14 o beijo se tornou difícil
a cabeça se confundiu e os olhos captaram
as indecisões decididas...
Sobral me sobrava
o mundo era mais que Michael, Madonna e Cazuza
era mais Perestroika
era Pink Floyd celebrando um muro ao chão
era assim... tão desilusão
na minha cidadezinha de prados e barretos
a juventude era um conjunto dos agitadores numa propaganda de Del-Rio
meninas que debutavam na AABB
e um sol que saía à noite para uma discoteca no Clube dos Vinte

foi em Sobral...
onde as paixões passaram dos limites
e os beijos tiveram preço tão caro
onde rostos ficaram anônimos
e os endereços tornaram-se virtuais
onde hipócritas vestem abadás
artistas abraçam teatros
e ensacam poesias pelo cotovelo

estive na Sobral da minha meninice
lá, onde não se toma mais banho de rio...
lá, mesmo, onde amei e me amaram
uma sobral assim mais da mesma
desprovinciana
de elite elíptica
cosmopólita
antirromântica

Comentários